Além de comprovar sua capacidade e nível linguístico em francês, a certificação abre portas para universidades e empresas do mundo todo.
Essas provas, para adultos, jovens e crianças, avaliam o conhecimento do idioma para atividades como fazer intercâmbio; candidatar-se a bolsas de estudo; trabalhar em empresas nacionais e estrangeiras nas quais se fale francês; migrar para a França, Québec ou outro país francófono; incrementar o currículo; entre outros.
A exigência de um certificado de proficiência na língua francesa é feita para interessados em estudar em colégios ou universidades no exterior e para candidatos a vagas em algumas empresas brasileiras e internacionais que utilizam o idioma no dia-a-dia.
Os diplomas de cursos convencionais do Brasil nem sempre valem para quem quer fazer um mestrado ou doutorado em um país francófono, podendo ser necessário um certificado reconhecido internacionalmente.
Em alguns casos de migração para países francófonos é obrigatória a apresentação de determinados certificados de proficiência na língua.
Além disso, alguns profissionais fazem os exames para incrementar seus currículos.
Todos esses exames só são realizados no Brasil por meio da Aliança Francesa.